domingo, 27 de maio de 2007

A mulher e a sua "mediocridade" na sociedade



Até ao século XX, altura em que ocorreu uma transformação na obstetrícia e o controlo da natalidade, as mulheres passavam grande parte das suas vidas grávidas.
A mulher era vista apenas como um utensílio que tinha como únicas utilidades: parir, criar e educar. O filósofo grego Platão considerava a natureza das mulheres inferior à dos homens, na “capacidade para a virtude”, a mulher era então vista por ele como um ser sem raciocínio, comparando-a até aos escravos.
Não tinham poder de escolha/decisão em nada nas suas vidas, nem o marido podiam escolher, limitando-se a serem escolhidas e até a serem passadas para outro se o marido assim o entendesse.
As suas obrigações eram venerar o marido, educar e criar os filhos, cuidar da casa e manter-se submissa ao seu marido.

















Vamos começar por falar da moda e a sua evolução, passando pelo mundo do trabalho da Mulher; o seu estatuto durante o período do Estado Novo e depois da Revolução do 25 de Abril. Seguidamente falaremos das Mulheres que mais se destacaram por várias razões, voltando depois à emancipação da Mulher no Portugal de Abril e falando também do início da reinvindicação dos seus direitos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Celular, I hope you enjoy. The address is http://telefone-celular-brasil.blogspot.com. A hug.

Unknown disse...

Very fine......

André disse...

O Platã foi um cobarde disciplo de Sócrates e não devias levar a sério as coisas que ele escrevia quando estava bebado :)

Mas ainda bem que a sociedade evolui...foi bom para todos nós homens também.

Unknown disse...

até parece que alguem quer saber :O

Karina Gonsalves disse...

Adoreei! Um blog que envolve muitas coisas do mundo feminino..história, moda e comportamento! Adorei já virei seguidora! Se der depois passa la no meu blog http://soqinteressa.blogspot.com/

Adorei meeesmo! MToooo interessante.
Karina

Татьяна disse...

Я с удовольствием посетила ваш блог

Karynha disse...

Parabéns pelo blog, a postagem ficou muito elucidada e muito direta.
Hoje em dia eu tenho pavor de qualquer tipo de submissão, exatamente por causa de tudoi o que elas passaram.

Visita meu blog? http://vestidodebolinhaesaltoalto.blogspot.com/

Vou amar recer sua visita.

Abraço.

Ladybug disse...

Olá! Gostaria de usar o seu post em minha monografia, então agradeceria muito se pudesse me mandar informações para que eu possa citá-las corretamente, obrigada.